Jornal O Fluminense 12/08/2015

Niterói ganhará hotel flutuante

A ministra da Cultura, Ciência e Educação da Holanda, Jet Brussemark, veio a Niterói, nesta quarta-feira (12), para fechar uma parceria com o Município nas áreas de cultura, esporte e turismo. O projeto também conta com a participação da Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento aconteceu no Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Centro.

Entre os acordos está o que trará para a cidade, em junho de 2016, o Good Hotel Brasil, hotel flutuante que ficará baseado na Baía de Guanabara por um período previsto de cinco anos. Projeto do empreendimento social Good Hospitality Group (GHG), com sede em Amsterdam, na Holanda, o grupo desenvolve trabalhos que combinam a necessidade de desenvolvimento humano ao potencial turístico.

A Prefeitura, a UFF e o GHG se comprometeram a intensificar a cooperação acadêmica, especialmente na área de Hotelaria e Turismo; a intensificar o intercâmbio de conhecimentos e experiências com relação a esportes e projetos relacionados; a esforçar-se conjuntamente para perseguir e obter todas as licenças e autorizações necessárias e requeridas para posicionar o Good Hotel Brasil no campus do Gragoatá da UFF até 18 de dezembro de 2015; a treinar, por ano, um mínimo de 60 jovens de meios desfavorecidos para o período pretendido de operação do Good Hotel Brasil; promover, conjuntamente, os princípios de “Social Business” e criar um exemplo de projeto para o Brasil e o mundo observarem; apoiar, conjuntamente, projetos comunitários e outros esforços sociais relacionados com o esporte, especialmente voltados para a população desfavorecida de Niterói.

A visita da ministra, que estava acompanhada do embaixador da Holanda no Brasil, Han Peters, e do cônsul da Holanda no Rio de Janeiro, Arjen Uijterlinde, fechou a conferência “Negócio Social e Educação”, em que participaram representantes de vários setores da economia holandesa, funcionários da Prefeitura e alunos e professores da UFF.  

O prefeito Rodrigo Neves agradeceu a presença dos holandeses e destacou a importância da parceria com Niterói.

“Em primeiro lugar eu queria dar as boas vindas a essa missão da Holanda. É muito especial assinarmos esse acordo de cooperação para estreitar os programas e o diálogo entre os projetos de gestão urbana de Niterói e Amsterdam, bem como os investimentos que serão realizados em relação ao hotel flutuante. Esse projeto tem muito a ver com a nossa filosofia do trabalho, combinando desenvolvimento econômico e  inclusão social. Então é uma parceria que engrandece e fortalece o relacionamento entre a Holanda e a nossa cidade”, afirmou. 

A ministra manifestou sua satisfação na parceria com Niterói e elogiou a cidade.

“Eu acho que esse acordo é muito importante, porque quando falamos de vida, estamos falando sobre desenvolvimento ambiental, social, econômico e  inclusão social. Vida é sobre ter um futuro melhor. É ótimo poder ajudar outras pessoas a terem um futuro melhor. É minha primeira vez aqui, eu adorei, nunca estive no Rio e em Niterói, só em São Paulo, mas eu amei este lugar. Parece ser um lugar agradável para morar, não é?”, disse Jet Brussemark.

Também participaram do encontro o vice-prefeito Axel Grael e os secretários municipais de Esporte e Lazer, Bruno Souza; de Cultura, Arthur Maia, entre outras autoridades municipais.