MEM DE SÁ 23

Projeto Construído

SET/13 – SET/15

Localização: Rua Mem de Sá, 23 – Centro, Rio de Janeiro

Autores: a+ arquitetura

Descrição: Projeto para reforma de imóvel preservado pela lei 1139 (corredor cultural) de uso comercial

Área Construída: 421,97m²

Programa: loja e escritório

Escopo de trabalho: Estudo preliminar, aprovação e projeto executivo

 

Localizado na área central do Rio de Janeiro e inserido na área de abrangência do Corredor Cultural, o sobrado usufrui  da relação entre a Lapa e o Centro. O Centro é o local onde o trabalho e o comércio pulsam, e a Lapa, que vem passando por um intenso renascimento, é o novo centro da cultura e da boemia carioca. O primeiro funciona durante a semana pela manhã e pela tarde, o outro durante os finais de semana, principalmente pela noite.

O novo uso - loja no térreo e escritório no 1º pavimento - conectará de duas maneiras o projeto com o seu entorno; tanto pela atividade comercial, baseada no movimento e no fluxo de pessoas da região, quanto pela atividade criativa, onde a ambiência e a localização influenciam e contribuem para o trabalho em si.

O contexto, apesar de possuir um conjunto de imóveis com grande valor histórico, encontra-se altamente degradado, onde o elevado índice de abandono estimula descaracterizações mudanças e usos ilegais. O imóvel em questão, atualmente, possui um bar, uma igreja e um cortiço, todos de forma intermitente e desconexas. O próprio estado do imóvel denuncia tal descaso, com o acréscimo de um 3º pavimento, estruturado por uma série de pilares que dividem a amplitude original do imóvel e a troca do telhado por uma laje e anexos irregulares, nos fundos do terreno.

Com o projeto, o sobrado retornará a ter o seu valor arquitetônico original e influenciará o conjunto do entorno como um todo. Preservado e revitalizado, sua reconstituição espacial permitirá a experiência de um imóvel antigo sob uma perspectiva contemporânea