BARÃO DE TEFÉ 99

Em aprovação

ABRIL/13 – ATUAL

Localização: Rua Barão de Tefé,99 – Centro, Rio de Janeiro

Autores:  a+ arquitetura e Eduardo Scagliotti

Cliente: PIB Desenvolvimentos imobiliários

Descrição: Projeto de Modificação sem Acréscimo de Área em Imóvel Preservado com Transformação de Uso de Hotel para Misto (Comercial e Residencial)

Área Construída: 4.718,96m²

Programa: Restauro da Edificação Existente com 12 lojas e 46 unidades residenciais tipo loft

Escopo de trabalho: Consultoria, projeto preliminar e projeto de aprovação

 

Localizado na área central do Rio de Janeiro, o projeto está inserido na zona portuária que é uma área atualmente degradada e esquecida, mas que vem sofrendo diversas modificações e incentivos por parte do governo devido ao Projeto Porto Maravilha.

As obras do Porto Maravilha revelaram relíquias arqueológicas que tornaram o Cais do Valongo um monumento a céu aberto, conferindo singularidade ao local e trazendo a história do Rio ao nosso cotidiano. O Cais era um dos maiores portos de chegada de escravos do mundo que havia ficado somente na história devido ao aterro que aconteceu naquela área, contudo agora faz parte de um circuito histórico que inclui a Pedra do Sal, o Largo do Depósito, o Instituto Pretos Novos e o Centro Cultural José Bonifácio. 

Com o projeto, o edifício retornará a ter o seu valor arquitetônico original e influenciará o conjunto do entorno como um todo. Com a proposta da troca de uso, antes se tratava de um hotel e hoje é proposto o uso misto de comercial (térreo) e residencial, o projeto contribuirá para o renascimento do Porto do Rio, trazendo vida ao local. 

Além disso, o projeto insere novas tipologias de apartamento ao mercado imobiliário carioca que podem atender diferentes necessidades devido às plantas flexíveis dos apartamentos tipo loft e duplex projetados.