EDIFÍCIO DO TOURING

2018 - ATUAL

Localização: Praça Mauá, 02 - Zona Portuária, Rio de Janeiro/RJ

Autores: Joseph Gire

Cliente: Píer Mauá

Descrição: Projeto de restauro em edificação preservada pelo Patrimônio Cultural, bem tombado municipal.

Escopo de Trabalho: Aprovação, projeto de restauro e execução da obra.

 

Localizado em área consolidada de aterro, no Porto do Rio de Janeiro,  o Edifício do Touring Club do Basil, bem tombado municipal, faz parte de um conjunto de importância histórica, urbanística e paisagística, que compõe o conjunto construído ao redor da Praça Mauá.

 

O edifício, que teve impacto direto com a demolição do elevado da perimetral  voltando a ter relação direta com a paisagem, junto com marcos culturais como o Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio e o projeto da nova praça mauá e do Boulevard Olímpico, fizeram a região voltar a ser ponto turístico da cidade, reforçando a importância das ações de proteção e de conservação da edificação do Touring.

 

O projeto de restauração do edifício de três pavimentos que possui uma torre de relógio, elemento marcante na paisagem, teve como objetivo intervenções mínimas necessárias, respeitando a integridade do bem, como a remoção de elementos não condizentes com a edificação, limpeza e consolidação dos elementos que a compõem. Essas ações de intervenção no imóvel visam prolongar o tempo de vida da edificação dada sua importância histórica, artística, social e cultural.