Hotel Bragança

Localizado na área central do Rio de Janeiro, o Grande Hotel Bragança foi inaugurado em 1895 e sofreu uma grande reforma em 1910, quando passou a apresentar suas características atuais. O hotel, que já foi frequentado por artistas como Noel Rosa e Di Cavalcanti, fez parte do desenvolvimento e modernização do bairro da Lapa, quando muitas hospedagens foram inauguradas no centro do Rio para abrigar comerciantes. Foi desativado na década de 1940 e, desde então, o edifício passou por um grande processo de degradação até chegar a um estado de deterioração generalizada.

O projeto para o novo hotel trouxe de volta à vida essas edificações que têm grande valor para a região e para a cidade. O imóvel onde funcionou o antigo hotel, e a edificação vizinha, são bens preservados pela Lei do Corredor Cultural e foram restaurados para abrigar o novo Hotel Bragança. Foram mantidas todas as características artísticas e decorativas que compõem o conjunto das fachadas e coberturas e foram feitas modificações internas que permitiram a instalação de 14 quartos, uma loja e um bar no pavimento de cobertura e terraço, de onde é possível admirar a vista da Lapa e as belas cúpulas que coroam a edificação.

Uma nova edificação, com 106 quartos, foi construída na parte posterior do terreno, com afastamento e altura que respeitam as edificações existentes e preservadas e uma fachada que dialoga com as proporções e alinhamentos do prédio existente. O projeto visa, além da recuperação e reintegração do patrimônio histórico da cidade, o incentivo ao desenvolvimento da região e a melhoria da qualidade urbana e paisagística do local.

Ficha técnica

Data: Janeiro de 2012 - Julho de 2016

Localização: Lapa, Rio de Janeiro

Status: Construído

Área do lote: 1.029,38 m2

Área total construída: 5.316,53m2

Programa: Comercial (120 quartos)

Escopo de trabalho: Estudo Preliminar, Anteprojeto, Projeto Executivo e Projeto Legal

Fotos: André Nazareth

Anterior
Anterior

BARÃO DE TEFÉ

Próximo
Próximo

PÃO DE AÇÚCAR